domingo, 19 de abril de 2009

COMO FAZER SEU TEMPO RENDER MAIS NA HORA DE ESTUDAR

É importante criarmos o hábito de administrar nosso tempo para que o mesmo seja o mais produtivo possível. As seguintes dicas tem como objetivo tornar seu estudo o mais produtivo possível. Algumas dicas, como a número 2, podem acabar sendo mais específicas para quem é um profissional da área de Tecnologia mas, a maioria é bem genérica e pode ser utilizada para os mais variados tipos de estudo.
Organize-seCrie uma rotina, divida seus horários e siga-os sempre. Por exemplo; se você planeja estudar coisas muito diferentes simultaneamente, tente dividi-las entre os dias da semana. Segunda-feira você estuda A, Terça-feira você estuda B, e assim sucessivamente. Você também pode tentar dividir sua rotina durante o dia. Pela manhã você estudará A e a tarde B. Mas lembre-se, é importante ter um horário destinado ao lazer.Não fique apenas na teoria, praticar é importanteEx.: Quando estudando uma nova tecnologia, ou linguagem de programação, saber a teoria é sempre importante, porém saber executar o que foi aprendido é mais importante ainda. Faça exercícios, crie exemplos diferentes dos apresentados no seu texto de referência.
Prepare o ambiente o seu redorÉ muito importante ter uma boa postura quando sentar-se ao computador ou em sua mesa de estudo. Ficar muito tempo em uma posição errada pode causar desconforto e tirar a sua concentração. Também é importante que o ambiente seja bem iluminado e arejado.Desligue tudo que possa tirar sua atençãoFeche o MSN, Orkut e afins; desligue a TV, o rádio etc. Quando for estudar, apenas estude. Todo o resto apenas atrapalhará. Seu tempo irá render muito mais se você apenas se empenhar em estudar, qualquer outra coisa é propícia a diminuir sua atenção.
Não faça muitas paradasSe você parar de 15 em 15 minutos para beber água, seu estudo não renderá nada. Programe paradas a cada hora de estudo, para esticar as pernas e descansar a vista. Nada de fazer uma paradinha para ler scraps no orkut ou e-mails porque provavelmente você ficará bastante tempo no computador, perderá a concentração e será difícil retomar o estudo.
Estipule metasCrie metas e objetivos para determinada quantidade tempo. Por exemplo: ler 2 capítulos e fazer 10 exercícios por dia, sobre determinado assunto. Isso é importante, pois, quando se tenta aprender algo sozinho, você mesmo precisa se cobrar e controlar seus resultados.
Tenha disciplinaO mais importante de tudo é querer aprender e perder a preguiça, por isso, tenha disciplina e mantenha seu estudo em dia.
Cuide da menteTer em mente que os estudos são importantes e se empenhar ao máximo pode trazer ótimos resultados, mas fique atento que não cuidar de sua saúde mental pode acabar trazendo problemas sérios no futuro. Portanto, tente praticar esportes e ter seu momento de lazer. Isso é importante, pois irá fazer bem para seu corpo e você terá um momento de descanso nos estudos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário