domingo, 19 de abril de 2009

O QUE É ANIMAÇÃO

A palavra animação vem do latim “Anima”, que significa “alma” ou “sopro de vida”. Animação significa essencialmente “dar vida” a formas, objetos ou desenhos inanimados.
O cinema de animação compreende o desenho animado, a animação de bonecos,
a animação de fotos e a recente animação computadorizada.
O que caracteriza a chamada oitava arte, é o fato de não fazer-se uso de atores nem
de cenários naturais.
Sua origem remonta as antigas experiências com sombras chinesas e aos aperfeiçoamentos introduzidos na lanterna mágica durante os séculos XVII e XVIII.
Mas foi só no século XIX que as teorias puderam ser levadas à prática
(devido ao grande avanço da fotografia).
Na década de 1920, Walt Disney compreendeu o grande partido que poderia tirar
de uma arte nova e em crescente popularidade.
As bases de uma "fábrica de sonhos" para as crianças e adultos foram lançadas
em 1926, quando Mickey - o camundongo antropomorfo - fez sua estréia nas telas.
O cinema de animação é totalmente construído através de desenhos, fotos ou bonecos.
A idéia de movimento, ou seja, a animação, é dada pela reprodução rápida (24 quadros por segundo) das imagens estáticas, em posições ligeiramente diferentes uma das outras.
Durante muito tempo, o cinema de animação foi voltado para o público infantil nas antigas sessões zás-trás de cinema, às 10 da manhã de Domingo, ou nos horários infantis de televisão. Hoje se faz animação também para adultos.
O traço de animação pode se manifestar de várias formas: com a inclusão de pequenos desenhos animados, pela inclusão de um ou mais personagens de desenho, pela animação de bonecos e pelas trucagens que fazem personagens voarem, jogarem bola com a Lua, desaparecerem como fantasmas, etc.
A introdução dessas animações leva à quebra do ilusionismo criado pela imagem cinematográfica e recoloca o problema da ficção em seu devido lugar, além de introduzir o elemento lúdico, o inventar possibilidades descabidas, o manifestar desejos mágicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário