domingo, 19 de abril de 2009

PLANEJANDO PERSONAGENS, LAYOUTS E CENÁRIOS

Antes de começar qualquer animação, você precisa de pelo menos um personagem para atuar na sua história.

Para desenhar um personagem, comece com um "croquis"- então, experimente o que aconteceria se você o fizesse se abaixar, gritar, acenar, correr ou andar.

Tente criar um personagem original e diferente. Pense numa aparência especial ou em acessórios.

Lembre-se de que você terá de fazer o personagem agir ou reagir; então, precisará de olhos, sobrancelhas, braços, cabeça, corpo etc.

Tente diferentes combinações de tamanhos de cabeça e corpo, olhos, bocas, dentes; estilos de cabelos e formas. Quando adquirir mais prática em animação, será possível fazer até um tijolo atuar, sem olhos, boca, braços ou pernas.

Após desenhar seu personagem, se ele for animal, pessoa, mostro ou uma criatura maluca, desenhe-o em diferentes posições para mostrar como ele é de frente, de lado, de costas e de um giro de 3/4 da frente.

PERSONAGENS

PESSOAS
Personagens humanas são provavelmente os mais fáceis de desenhar, ainda assim, experimente diferentes tamanhos, formas e acessórios.

ANIMAIS
Pronto? Agora desenhe alguns personagens bichos. Pode usar livros como referência, para verificar anatomia, mas contanto que seu personagem se pareça com um elefante, ele será um. Sempre deixe seu traço simples.

MONSTROS
Não há limites para os modos de desenhar monstros; porém, lembre-se de que se seu monstro tem mil olhos, você terá de redesenhar todos eles a cada movimento. Mantenha a simplicidade.

Outra grande vantagem da animação é a diversão que você pode obter com personagens fantasiosos. Você pode criar todo tipo de monstros, torradeiras malucas, pincéis humanizados, sóis sorridentes, bombas d'agua saltitantes e alienígenas esperançosos. Com um esforço extra, você pode criar seu próprio personagem antropomormo.

Antropomorfo é o termo usado para descrever animais e objetos que agem como se fossem humanos.

CRIATURAS MALUCAS
Vale tudo quando você desenha criaturas malucas, mas tente inventar algumas situações engraçadas para combinar com a personalidade delas.

PERSONAGENS ANTROPOMORFOS
Você pode criar diversão extra com animais humanizados, vestindo-os com roupas e dando-lhes acessórios.



LAYOUTS

Depois de terminar o "storyboard", cada cena é decupada num cenário e em níveis de ação. Para planejar o cenário, você cria o "layout" (ou palco onde seu personagem aparecerá) redesenhando e registrando o cenário sem o personagem do seu "storyboard".

Faça uma cópia do cenário e junte a ela o personagem, bem como as posições iniciais e finais das ações.

Dependendo de quão evoluída sua animação se tornar, você pode criar cenários compridos para combinar com ciclos de caminhadas.


CENÁRIOS

Em animação, o cenário é um desenho especialmente feito do ambiente - a ação acontecerá ali.

A soma do cenário com o desenho é chamada "set-up".

Usando o planejamento no "layout", você pode criar um cenário do modo que sua imaginação quiser. Bons cenários farão sua animação ficar ótima.

Um cenário, como qualquer ilustração, pode ser um desenho, uma pintura, uma colagem, uma foto ou simplesmente uma folha de papel colorido.

A ilustração do cenário pode ser também colorida ou em preto e branco, dependendo do conjunto dos desenhos dos personagens.

Aqui está um exemplo de um cenário comprido, contendo três posições. Tanto quanto o cenário, você pode adicionar níveis extras posicionados por baixo da animação (chamados "underlays") ou por cima da animação ("overlays").

Com o aprimoramento de suas habilidades de animação, você pode aprender a usar panoramas com seus cenários comprimidos. O personagem fica em um só lugar, enquanto o panorama desliza por baixo da animação. O resultado é a ilusão de que o personagem está andando pelo cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário