domingo, 19 de abril de 2009

O QUE É FRAME

Animação refere-se ao processo segundo o qual cada frame (fotograma) de um filme é produzido individualmente, podendo ser gerado quer por computação gráfica, fotografando uma imagem desenhada ou até fazendo-se repetidamente pequenas mudanças a um modelo de stop motion.
Quando os fotogramas são ligados entre si e o filme resultante é visto a uma velocidade de 16 ou mais imagens por segundo, há uma ilusão de movimento contínuo (por causa da persistência de visão).
A construção de um filme torna-se assim um trabalho muito intensivo e por vezes entediante. Mas o resultado é extremamente divertido e gratificante.
O desenvolvimento da animação digital aumentou muito a velocidade do processo, eliminando tarefas mecânicas e repetitivas.
Denomina-se fotograma cada uma das imagens impressas quimicamente na fita de celulóide do cinematógrafo. Projetadas a uma freqüência de 24 por segundo, produzem a ilusão de movimento.
Isto se deve à incapacidade do cérebro de processar as imagens enviadas pelo nervo óptico como fotografias separadas, quando dispostas seqüencialmente a esta velocidade.
Esta persistência na visão faz com que o cérebro mescle as imagens seguidas, dando a sensação de movimento natural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário